terça-feira, 27 de maio de 2008

Fortaleza troca de prefeito interino e Luizianne antecipa retorno de viagem

O procurador-geral de Fortaleza, Martônio Mont'Alverne, reassumiu interinamente hoje o cargo de prefeito da cidade. Essa é a terceira vez que o ocupante interino da prefeitura muda de mãos. A prefeita da cidade, Luizianne Lins (PT) viajou para os Estados Unidos na última quarta-feira (21) e nomeou Mont'Alverne interinamente para o cargo.

Mas o juiz Martônio Vasconcelos, da 3ª Vara dos Feitos da Fazendo Pública da Comarca de Fortaleza, tomou o lugar de Mont'Alverne na sexta-feira (23) após obter uma liminar na Justiça.

No entanto, a prefeitura recorreu e anulou a posse de Vasconcelos. Com isso, Mont'Alverne reassumiu o cargo até a volta de Luizianne. A prefeita, por sua vez, informou que antecipa para hoje seu retorno a Fortaleza --ela só voltaria no final desta semana.

De acordo com a prefeitura, a decisão de reconduzir Mont'Alverne ao posto de interino foi tomada com base no entendimento de que no caso de ausência ou impedimento da titular, do vice-prefeito e do presidente da Câmara Municipal, responde pela chefia do Executivo Municipal o Procurador Geral do Município.

Todo o impasse aconteceu porque o vice-prefeito, Carlos Veneranda (PDT), e o presidente da Câmara Municipal, Tin Gomes (PHS), não assumiram o cargo para não serem impedidos pela Justiça Eleitoral de concorrer a uma vaga na Câmara Municipal. Ambos saíram da cidade.

A indefinição aconteceu também porque a Lei Orgânica do Município não determina quem seria o terceiro na sucessão municipal, no caso da ausência dos demais. Para Luizianne e Mont'Alverne, não haveria impedimento para o procurador assumi.

Nenhum comentário: