sexta-feira, 13 de março de 2009

Flamengo vence o Quimsa e é campeão sul-americano

Após quatro anos, o Brasil volta a ter o melhor time do continente. Enfrentando a pressão da torcida e muita catimba, o Flamengo/Petrobras venceu o argentino Quimsa por 98 a 96, em jogo dramático nesta quinta-feira, em Santiago Del Estero, na Argentina, e conquistou pela primeira vez o título da Liga Sul-Americana de Clubes. O resultado fez o Rubro-negro garantir vaga no primeiro Mundial de Clubes da Fiba, neste ano.

O título coroou uma campanha perfeita da equipe carioca no Final Four. Vice-campeão em 2008, o Flamengo ficou com a taça após vencer seus três confrontos na edição deste ano, contra Quimsa, Cucuta Norte, da Colômbia, e Regatas Corrientes, da Argentina.




A campanha vencedora ganha ainda mais importância após os problemas extra-quadra que o Flamengo enfrentou nesta temporada. Com problemas financeiros, a diretoria do Rubro-negro ameaçou acabar com o departamento de basquete. A modalidade acabou mantida, mas o clube deve quatro meses de salários atrasados aos atletas.

Os problemas financeiros ficaram fora de quadra nesta quinta-feira. Empurrado pela torcida, o Quimsa começou melhor a partida e abriu cinco pontos de vantagem no primeiro quarto. O Flamengo demonstrou raça, virou o jogo e foi para o intervalo um ponto à frente no placar.

O equilíbrio marcou o confronto no terceiro quarto. A diferença entre as equipes no placar foi de dois pontos em quase todo o período. O Flamengo conseguiu ampliar sua vantagem apenas nos últimos segundos, quando elevou a diferença para quatro tentos.

O último quarto foi dramático. Depois de um ótimo início, o Flamengo chegou a abrir nove pontos de vantagem no placar. Quando tudo parecia decidido, o Quimsa reagiu e empatou o jogo a dois minutos para o fim. Mas os brasileiros tiveram a calma e a raça necessária para conter o avanço argentino. O armador Duda acertou dois lances livres nos últimos segundos e, com um rebote ofensivo, o Rubro-negro garantiu o título.

Maior pontuador do Novo Basquete Brasil (NBB), o ala Marcelinho Machado também comandou o Flamengo na conquista do título sul-americano. O jogador da seleção brasileira foi decisivo no confronto desta quinta-feira, ao marcar 41 pontos e ser o cestinha da partida. Trigueiro foi o destaque argentino, com 25 tentos.

Este foi o quarto título brasileiro na Liga Sul-Americana. A última conquista havia ocorrido em 2005, quando o Uberlândia venceu o Universo/Ajax em uma final verde-amarela. Nos anos seguintes, os times do país chegaram à decisão, mas acabaram derrotados por equipes argentinas.

Agora o Flamengo volta suas atenções para a disputa do NBB. Segundo colocado com 19 pontos, o Rubro-negro entra em quadra no próximo domingo, às 11h, contra o Universo/BRB/Financeira Brasília, no Rio de Janeiro.

Nenhum comentário: